"O profissional do novo século, sem dúvida, deverá defrontar-se com um mundo em rápida mutação, com comunicações quase instantâneas para qualquer parte do mundo, mercados globalizados, imensos sistemas de informação, crise de empregos na maioria dos setores tradicionais e necessidade de atualização profissional e cultural constante. Os especialistas propuseram, diante do desafio de definir esse perfil, algumas características que não poderiam ser ignoradas na formação do profissional do futuro: ser flexível, capaz e disposto a contribuir para a inovação e ser criativo; social e aptidões para a comunicação; ser capaz de trabalhar em equipe, desejar assumir responsabilidades, tornar-se empreendedor, preparar-se para o mundo do trabalho internacionalizado por meio do conhecimento que formam a base de várias habilidades profissionais, como tecnologia e informática. O desafio que o nosso país enfrenta para se desenvolver passa, necessariamente, pela educação, em que teremos de rever, mais do que nossos currículos, nossas formas de ensinar, mais do que ensinar, nossas formas de pensar e, mais do que pensar, nossas formas de agir" por Roberto Leal Lobo para Folha de São Paulo.
Minha reflexão: Nós, profissionais, necessitamos estabelecer metas para nós mesmos e tentar cumpri-las em alguma etapa de nossas vidas, com muito amor e dedicação em tudo que nos propomos a fazer e ser!
domingo, 14 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Exemplos de profissionais do novo século: Carlos Bueno e Ruy Hizatugu.
ResponderExcluirOlá Andressa,
ResponderExcluirO Roberto Lobo foi bastante feliz: precisamos ser criativos, buscar parceiras e desenvolver habilidades. Dia-a-dia temos que ter humildade e seguirmos sem acomodação.
Obrigado pelas palavras,
Carlos Bueno